Coisas do Penedo

Festa do Bom Jesus dos Nvegantes do Penedo: Fé, tradição e alegria
A tradicional festa em homenagem ao Glorioso Senhor Bom Jesus dos navegantes de penedo encerrou sua 128° edição no último dia 09 de janeiro de 2012, culminando com a procissão fluvial.
A diversificada programação religiosa acontecia desde a segunda feira, 02, que foi marcada por uma caminhada da Paz e o hasteamento da bandeira que, simboliza o início das festividades.
Com uma intensa movimentação a festa teve apresentações de cantores e bandas de renome no Brasil, como Alceu Valença, Tatau, Cavaleiro do Forró e Joana, que fez um show católico no último dia da festa.
No domingo, ainda bem cedo, já percebia nas estreitas ruas que circunda a Capela da Santa Cruz certo movimento de romeiros que chegavam à cidade. Uma missa foi celebrada às 05h00min horas da manhã e outra solene às 09h00min horas. Às 15h00min horas nem a chuva e nem os incidentes do caminho impediram que os fieis levassem a imagem do Senhor Bom Jesus ao Porto das Balsas para a procissão fluvial.
Ainda no início da procissão terrestre um arco que ornamentava o andor do Bom Jesus não suportou o peso das flores e derreou por cima da imagem, algumas pessoas que acompanhavam a procissão juntamente com alguns moradores tentaram amarrar o arco, como não conseguiram dois homens subiram literalmente na “barca do Bom Jesus dos Navegantes” para segurarem o arco e dar continuidade à procissão.
            Dezenas de embarcações que esperavam no porto deslizaram por sobre as águas do São Francisco seguindo a balsa que conduzia a imagem do Santo protetor dos navegantes. Para a surpresa de muitos presentes houve uma inovação no percurso da procissão fluvial que esse ano voltou a passar pelas margens da cidade sergipana de Santana do São Francisco.
            Por todo trajeto onde passou, Bom Jesus foi recebido com emoção, orações, salva de palmas ou de fogos, tudo isso em sinal de fé e respeito aquele que um dia enquanto navegava com seus discípulos acalmou a uma tempestade que ameaçava afundar a barca no qual estavam. E é nessa mesma fé que os devotos rezam, agradecem e pedem graças e bênçãos para o ano que se inicia.