terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Os Piratas do Vale do Silício"- A história da informática

Toda a tecnologia que usamos hoje é o resultado de muito trabalho, ousadia, inovação e inteligência de corajosos jovens que, outrora resolveram largar a faculdade e apostarem em seu próprio negócio, mesmo assim conseguiram prestigio e até enricar com o próprio suor. Dessa maneira na década de 70, foi que surgiram, ainda que de uma forma rudimentar, os primeiros computadores.
Em 1971, a MITS (Micro Instrumentação e Sistemas de Telemetria) uma empresa situada em Albuquerque, Novo México, fabricava calculadoras eletrônicas, começou a fabricar, também, alguns computadores, que foram batizados de MITS Altair 8800, um microcomputador pessoal, de design 1975, a aparência de sua CPU lembrava a Intel 8080 e era vendido pelo correio, pois estava em anuncio na revista norte-americana Popular Electronics. O MITS Altair era vendido por kits, e seus inventores esperavam vender apenas algumas centenas no primeiro mês, contudo, foram surpreendidos quando tiveram 10 vezes mais de pedidos. Esse computador, é considerado o estopim da revolução dos computadores pessoais que, viria posteriormente.
William Henry Gates III, ou simplesmente Bill Gates, como é mais conhecido, nasceu em Seathe em 28 de outubro de 1955, é um filantropo bem sucedido, que juntamente com Paul Allen, fundou a Microsoft, uma das maiores e mais conhecidas empresas do mundo. A Microsoft, desenvolveu alguns softwares para o Altair, e Bill foi um dos pioneiros no desenvolvimento do computador pessoal.
A Microsoft foi fundada em quatro de Abril de 1975, por Bill Gates e seu sócio Paul Allen, com o objetivo de aperfeiçoar e comercializar interpretadores da linguagem Basic. A linguagem basic ( acrônimo para Begginners All-purpose Symbolic Instruction Code), foi criada em 1964 pelos professores John George Kemeny e Thomas Eugene Kurtz, no Dartmoouth Colleg, e é uma linguagem de programação com fins didáticos.Atualmente, a Microsoft é uma empresa multinacional, fabrica tecnologia de software para computadores, com sua matriz nos Estados Unidos investe muito em pesquisas para o desenvolvimento do mundo.
Stevem Paul Jobs nasceu em San Francisco, Califórnia em 24 de fevereiro de 1955, é um empresário estadunidense, budista, mais conhecido como Steve Jobs, é co-fundador da Apple Inc e Next, muito perfeccionista valoriza a inovação e o design de seus produtos, também Steve é um dos grandes nomes que revolucionaram a história da informática no mundo.
A Apple Inc projetava, personalizava e comercializava uma série de computadores pessoais, conhecidos com Macintosh, e pela primeira vez apresentou ao mundo um computador com mouse e com uma interface gráfica do usuário ao invés de uma linha de comando, o primeiro computador da empresa foi lançado em 1984 e ainda no fim da década de 80, a empresa ainda tinha sucesso como conseqüência da venda desses computadores.
            Um dos programas que faziam parte dos primeiros computadores foi o Visualic, uma planilha eletrônica ou folha de cálculo, semelhante ao atual Excel, no entanto muito importante e eficaz para os computadores da época, pois resolvia quase todas as atividades das planilhas eletrônicas.
A IBM (International Businness Machines), ou “Big Blue” por ter azul como sua cor oficial, é uma empresa voltada para a área de informática, fabrica e vende serviços de Hardware e Software, oferece serviços de infra- estrutura e serviços de consultoria nas áreas que vão de computadores grandes até a nanotecnologia.
Intel Corporation é mais uma empresa multinacional de origem americana, fundada por um físico, Robert Noyce, e um químico, Gordon E. Moore, em 1968, voltada à produção de circuitos integrados, em especial microprocessadores, bem como chips para placa mãe, chipsets, como também a própria placa mãe.
            Wikipédia é uma comunidade virtual, formada por pessoas interessadas na formação de uma enciclopédia on-line de alto nível e acessível a qualquer pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário